Início » 2017 » Janeiro » 19 » PROJETO: Construção da SEDE/TEATRO Municipal da ALJ
1:10 AM
PROJETO: Construção da SEDE/TEATRO Municipal da ALJ

ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO.

1.1Título do projeto: Construção da SEDE/TEATRO da ALJ

1.2 Nome da entidade: Academia de Letras de Jaguaruana

1.3 ALJ- Fundada em 03 de março de 2015.

1.4CNPJ: 00000000000000-00. Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos.

1.5 Endereço: Av. Simão d Góis, S/Nº Centro Jaguaruana Ceará.

CEP: 62823-790 1.5 E-mail:  academialetrasjaguaruana@bol.com.br Site: academialetras1.ucoz.com.br/

1.6 Face book: https://www.facebook.com/academiadeletrasdejaguaruana/?fref=ts                    

1.7 Grupo/Comunidade: https://www.facebook.com/groups/704111753067776/ WhatsApp: ALJ (88) 93612220

1.8 Fone: (88) ___________________________________ (85) ________________________________________

1.9 Coordenadores do projeto: (Escolha em Assembleia da ALJ)

PROJETO: Construção da SEDE/TEATRO da ALJ

2. APRESENTAÇÃO:

Fundada em 03 de abril  de 2015, é uma associação civil, de caráter cultural, literário, artístico, esportista educacional e social, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com o nome de  ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA- ALJ

UM POUCO DA HISTÓRIA

        Esta instituição surgiu de uma ideia do escritor historiador e professor João Luiz de Oliveira, o qual fazia parte de outras academias no estado do Ceará e, em seu município ainda não, por não existir.  Pensava sempre numa instituição que englobasse as artes e letras de um modo geral e que reconhecesse o valor de suas potencialidades e história. Foi assim que começou a luta em prol da fundação da academia de letras em Jaguaruana.

        A principio as reuniões aconteceram no ano de  2013 Itaiçaba com um bom número de participantes de várias cidades, depois foi em Aracati com um pequeno grupo em 2014.  Já em Jaguaruana por várias vezes em 2015, sempre com amigos, intelectuais, artistas e  escritores.

2.1 PROPOSTA DE AÇÃO DO PROJETO

       Proposta de Ação para Arrecadação em dinheiro, materiais de construção, terreno e mão de obra, por ocasião da construção da Sede/Teatro da ACADEMIA DE LETRAS DE JAGUARUANA. A ação visa arrecadar dinheiro para compra de materiais e será desenvolvida em várias etapas/passos:

 2.1 FINALIDADE DA ALJ

       Fundada em 03 de abril de 2015, é uma associação civil, de caráter cultural, literário, artístico, esportista educacional e social, que promove aos cidadãos jaguaruanenses o exercício de cidadania e a arte literária, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com o nome de Academia ALJ, que se rege pelo presente estatuto e, subsidiariamente, pelo Código Civil e demais leis em vigor no País, tendo o seu foro em JAGUARUANA, Ceará, com sede provisória à Rua da matriz, centro s /nº Jaguaruana-Ceará.           

        A Academia ALJ tem como finalidades:

I - Incentivar a cultura em geral e a literária em particular nas modalidades erudita e popular;

II - Propagar o culto, caráter cultural, literário, artístico, esportista educacional e social, o estudo, a exaltação e a divulgação da vida e da obra de personagens históricos e figuras literárias, especialmente de Jaguaruana e do Ceará, que ajudaram no engrandecimento cultural do município e do País;

III - realizar e/ou participar de reuniões, encontros, seminários, simpósios, palestras, conferências e congressos, cursos com o envolvimento de cultores das letras, para discussão de problemas e questões de interesse cultural, linguístico ou literário;

IV - Promover o aprimoramento da Língua Pátria e a elevação da dignidade do escritor jaguaruanense e brasileiro;

V - Estimular o intercâmbio cultural, literário, artístico, esportista educacional e social entre membros da Academia e entre entidades congêneres.

2.2 JUSTIFICATIVA

            A Academia de Letras de Jaguaruana sempre preocupada com sua participação na construção cultural no município e, portanto, consciente do papel importante com esta Instituição em exercer sobre essa construção social/cultural e intelectual artístico, sente certas dificuldades por não possuir um espaço para reunião e fazer suas atividades culturais. Por isso vem vencendo suas limitações, buscando em um processo gradativo para que os jaguaruanenses possam atuar com a nova realidade que hora surge ao horizonte turbinada pelo atual momento em que vivemos com nossa arte literária tão importante e necessária juntamente com os membros que fazem a ALJ e todos os jaguaruanenses.

         O teatro da ALJ é de grande valia para que possamos preparar nossas crianças e jovens ao caminho desse futuro que exigirá flexibilidade, dinamismo e agilidade no pensar, no agir, no entender das artes de refletir, analisar e atuar de forma competente e culturalmente profissional.

         Diante dessa premissa, essa ferramenta com fundamentos sociais e culturais artístico literário, torna-se relevante aos objetivos da ALJ no que tange a preparar os futuros cidadãos para essa nova era cultural artística de entretenimento/lazer, com as novas perspectivas relacionadas ao conceito de cultura e das relações que entrelaçam a convivência em sociedade de forma harmoniosa de seus talentos proporcionando a todos os jaguaruanenses um espaço cultural artístico literário.

2.3 - OBJETIVOS

2.3.1 -Objetivos Gerais

         Ampliar a ação formadora social e intelectual dos jaguaruanenses, melhorando a interação social com a vida e com o mundo ao redor para assim favorecer as relações harmônicas desses indivíduos em sociedade com suas habilidades.

         A Academia ALJ, visando alcançar os objetivos de estímulo e promoção da atividade literária, cultural e artística, esportista educacional e social poderá:

I – Homenagear personalidades, integrantes ou não da Academia ALJ, assim como órgãos e entidades, públicos e privados, que tenham prestado relevantes serviços à Academia ALJ de Jaguaruana, à Cultura, às Letras e às Artes de Jaguaruana, do vale do Jaguaribe, do Estado do Ceará e do Brasil;

II – Outorgar prêmios literários, observadas as normas constantes do Regimento Interno.   

           A Academia ALJ de Jaguaruana não poderá desenvolver atividades político-partidárias e não admitirá qualquer tipo de discriminação, em razão de sexo, cor, raça, religião, posição social ou condição econômica.Para a realização de seus objetivos, a Academia ALJ poderá contratar serviços de instituições públicas ou privadas, manter intercâmbio com entidades congêneres e incentivar e promover movimentos culturais e literários, na sua área de atuação.

2.3.2-Objetivos Específicos

*      ·Abrir espaço aos jaguaruanenses na busca por um conhecimento sistêmico literário, uma ampliação nos aspectos de sua vida como cultura, realidade, política, social e artística, culturalmente será um espaço apropriado para encontros e atividades aos membros da ALJ e jaguaruanenses, principalmente alunos e famílias de Jaguaruana;

*      Ampliar o leque da cultura no município, para que possa ser rompida a estagnação cultural que hora perpetua em nossa sociedade, principalmente para valorizar nossa memória e história;

*      Atuar de forma emancipadora tendo o teatro como mecanismo de condução para expressar a liberdade dos jaguaruanenses e a prática das artes como incentivo na melhor condição de vida e lazer cultural de nosso município.

 2.4 BENEFÍCIOS A SEREM PRODUZIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO PROJETO

Culturais – A identidade cultural, em níveis diferentes, constrói a consciência do povo. O acesso à cultura depende do acesso físico que permite as melhores ações culturais, e também possibilita o lazer e o crescimento das pessoas com as artes da (periferia, subúrbio, centro) como benefício intelectual e cidadã a todo município de Jaguaruana.

Sociais – O acesso intelectual, social que é responsável pela compreensão do produto artístico, formando público e agentes culturais consciente e com melhora de vida a todos.

Econômicos – O acesso econômico está relacionado aos custos de participar dos eventos culturais de nossa cidade ou comunidade, portanto, o custo-benefício entre a criação eventos prazerosos e o consumo artístico incentivado pela ALJ no turismo local, regional e estadual, conforme sua programação no calendário anual do município/estado.

6-CRONOGRAMA

MES/ETAPAS/AÇÕES DO PROJETO

Mês

 1

Mês

2

Mês

3

Mês

 4

Mês

 5

Mês

 6

Mês

7

Mês

8

Mês

9

Mês

10

Mês

11

Mês

12

Apresentar Ideia Projeto

X

X

                 

 

Escala das Pessoas que irão Coordenar o Grupo de arrecadação dinheiro dois coordenadores Gerais e vários coordenadores de grupos (Construção/Sede/Teatro/ALJ)

 

X

X

X

X

X

         

 

Incentivo a adesão e pôr em prática as ações por parte dos envolvidos com metas a alcançarem a cada mês encontro (usar a estratégias)

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Abrir conta corrente em nome da ALJ

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

Aquisição do terreno

 

 

X

X

X

X

 

 

 

 

 

 

Planta com Engenheiro

 

 

X

X

X

X

X

 

 

 

 

 

Registro CREA, SEMACE e outros exigidos

 

 

 

 

 

X

X

X

 

 

 

 

Reuniões para avaliar e contabilizar os grupos

 

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

 

Encontro com ALJ para definir Rumo do dinheiro arrecadado para a Construção da Sede/Teatro da ALJ e escolha do responsável

                     

X

Reunião com todos os grupos e coordenadores e marcar início da Obra com a aprovação da ALJ e participantes

                     

X

Avaliação geral, contabilização de recursos e Escolha do Nome da Sede e Teatro pela ALJ

                     

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

         Ações que serão importantes na compreensão geral do projeto para as arrecadações necessárias.

1. Faça uma audição

      Organize um espaço para crianças, jovens, mostrarem seus “talentos” musicais, por exemplo. Há muitos jovens querendo uma oportunidade para mostrar o que fazem. Crie um prêmio, uma marca. Faça isso anualmente. Acione “autoridades”, “influenciadores” para votar. O escolhido em cada categoria ganha um troféu (consiga-o por patrocínio). Cobre inscrição dos jovens, um valor suficiente para pagar seus custos e arrecadar algum fundo para sua instituição.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

2. Show de talentos

      Tem alguém que canta, toca algum instrumento, pinta quadros em minutos, dança ou algo assim? Faça um show de talentos, cobre ingresso.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

4. Bingo de Objetos maiores como bicicleta, fogão etc.

      Todo mundo adora um bingo. Consiga bons prêmios e você conseguirá uma boa quantidade de participantes. Não cobre a entrada, mas cobre cada cartela. Sabemos que incentivar um “jogo vicioso” pode cair mal, mas faça intervalos de entretenimento, com apresentação de dança e música, por exemplo. Assim ninguém fica na loucura da competição.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

5. Rife um rango

      Faça parceria com um bom restaurante da sua cidade, daquele que você talvez nunca tenha uma oportunidade de ir. Essa venda pode ser mais exclusiva, como por exemplo, 200 números apenas, por R$ 10,00 cada. Ou por quantidade: 1000 unidades, sendo R$ 2,00 cada. Se for mais exclusiva, faça bimestralmente. Não esqueça de pedir um vale para 2 refeições, para que o vencedor possa levar um acompanhante.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

6. Faça uma pulseira de silicone com a sua causa, estilo etc.

      Mande fazer pulseiras como essa abaixo com palavras que transmitam a sua mensagem, a sua missão. Venda-as para seus apoiadores, peça apoio de empresas para que elas comprem um montante e distribua-as para seus beneficiados. Por exemplo, para uma organização que trabalha com a prevenção do câncer de mama, as pulseiras podem ser rosas com palavras como: AUTOESTIMA / SUPERAÇÃO / VITÓRIA.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

8. Venda materiais recicláveis

     Acabou o cartucho da impressora? Não jogue fora, você pode vendê-lo. Aprenda a dar sustentabilidade para cada processo do seu dia. Você também pode vender revistas, jornais e todo tipo de papel que não tem mais função.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

9. Organize uma corrida/caminhada

       Organizar eventos assim não é fácil, mas contando com patrocínio de empresas de produtos para corredores, com certeza você captará bons recursos.

10. Promova um leilão online ou ao vivo com objetos interessantes

      Reúna produtos/serviços/oportunidades exclusivas e ofereça-os em um leilão online. Como, por exemplo, uma camiseta de futebol histórica, um CD assinado por um cantor (a) famoso (a), um café com um CEO super recomendado. Você pode atingir vários públicos com essa ferramenta. Só não esqueça de planejar bem essa ação e colocar preços mínimos nos materiais, para não ocorrer o mesmo que aconteceu no Leilão do Criança.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

11. Exposição fotográfica

       Promova um concurso de fotografias. Solicite que os participantes façam uma foto que transmita uma mensagem para seus beneficiados, que os represente, que represente sua organização. Exponha-as em algum lugar em que as pessoas possam votar na foto mais artística/legal/bonita e cobre entrada para a exposição. A foto mais votada pode ganhar um curso numa escola de fotografia, através da parceria com a sua organização.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

12. Venda mudas de plantas ou sementes em um estacionamento, em troca de um equilíbrio entre o meio-ambiente e a poluição que o carro está emitindo.

       Ação perfeita para organizações ambientais. A venda é um valor simbólico. Pergunte ao motorista algo como: quanto você pagaria para respirar um ar mais limpo e equilibrar a emissão de CO2 do seu carro? E faça-o pagar esse valor pela muda e pela promessa de que a organização também se compromete de plantar uma muda a cada vendida.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

13. Uma feijoada num local apropriado será interessante

       Isso pode ser feito por qualquer grupo/organização. Imagine uma grande quantidade de amigos que vc tem. Vai ser, no mínimo, divertido e atraente

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

14. Um milhão de centavos

     Crie vários cofrinhos com solicitação de doação de 1 centavo, com o nome da campanha: 1 milhão de centavos (R$ 10.000,00). Afinal, quem não tem uns centavos sobrando no bolso?

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

15. Venda cartões comemorativos

      Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia internacional da Mulher… Não faltam datas comemorativas para que as pessoas queiram homenagear outras com frases e imagens bonitas. Por que não desenvolver a sua própria linha de cartões? Claro, sempre alinhada com sua missão. Mais emotivo, mais divertido? Um exemplo seria uma organização que trabalha a geração de trabalho e renda desenvolver um cartão parabenizando o novo emprego. A venda pode (deve) ser feita em livrarias comuns, junto com outros cartões. Por isso, o seu preciso, pelo menos, chamar atenção à primeira vista.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

16. Venda de livros/Cds (uma parceria com uma gráfica, a livraria local ou até mesmo a escola

     Organize seu grupo para venda de livros autografados nas escolas, etc.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

17. Rifa de objetos menores como relógio, celular, sapato etc.

     O grupo organiza em conseguir um objeto com alguém de doação e depois faz a rifa para vender as cartelas.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

18. Livro de ouro de assinaturas/contribuição

       O grupo arranja um livro de doação e passam a procurar pessoas, empresas, lojas para contribuir com a construção da SEDE/TEATRO da ALJ assinando e dando um valor em dinheiro.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

19 Venda de obra de arte feitas por jaguaruanenses que possam doar a ALJ

       O grupo deve procurar artistas da terra e pedir que façam um quadro para que seja vendido e o dinheiro arrecado seja para ajudar na construção da sede/teatro da ALJ.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

20 Bazar de roupas e utensílios

      Os grupos conseguirão as roupas e objetos e depois farão nas comunidades o bazar, ou seja

O grupo pedirá as pessoas alguns objetos e roupas depois farão o bazar nas comunidades.

Coordenador: ___________________________________________________Fone: ________________

Membros participantes deste grupo: _____________________________________________________

_____________________________________________________________________________________

 

Observação: Cada grupo terá um coordenador/liderança para colaborar nas ações e encaminhamento da estratégia escolhida no mês onde deverá prestar conta com os coordenadores gerais.

8. RECURSOS:

8.1 PLANILHA DE CUSTOS

        Será elaborar um orçamento detalhado de todas as ações do projeto, especificando de maneira clara todas as rubricas da planilha (quantidade unitária, valor unitário e valor total da obra depois que o engenheiro fizer a planta e definir todos o material e mão de obra necessária com toda as despesas).

8.2 MATERIAIS

      Será feito conforme a planilha de custos orientado pelo engenheiro da obra que será definido bem antes da obra começar e que iremos providenciar o mais rápido possível

9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO ETAPAS DURAÇÃO

       Início 11 de fevereiro de 2017 e a primeira avaliação em dezembro. Haverá muitos encontros até o término da obra. 

10. AVALIAÇÃO:

         A avaliação de cada grupo será mensalmente com seu líder/coordenador e bimestralmente com os coordenadores gerais, bem como com a ALJ para o alcance dos objetivos e metas alcançadas e dos resultados esperados e apoio. Haverá um acompanhamento de todas as ações pela ALJ

 

 

 

 

Visualizações: 229 | Adicionado por : jaguar | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar